top of page

Como descobrir a origem do meu sobrenome?

O que são sobrenomes?

Sobrenomes são uma parte no nosso nome que individualiza o núcleo familiar ao qual pertencemos. Eles são, também, uma ligação direta com a história dos nossos antepassados. Dependendo do país o sobrenome pode vir escrito antes ou depois do nome próprio e na maioria das culturas as pessoas herdam somente um sobrenome, o do pai. Mas recentemente muitos países têm mudado essa prática permitindo que o sobrenome da mãe também seja repassado aos filhos.

De onde vêm os sobrenomes?

Os sobrenomes surgiram da necessidade de distinguir as pessoas. E a escolha desse segundo era feita a partir de algo que se relacionasse àquele indivíduo, uma característica física, uma profissão, o local de origem, e assim por diante. Por exemplo, o sobrenome Trevisan indica que algum antepassado da família veio da região de Treviso. 

E como descobrir de onde vem meu(s) sobrenome(s)?

A forma mais segura é fazendo uma pesquisa genealógica e descobrindo a origem de cada um dos seus antepassados para compreender, inclusive, as variações que o sobrenome da sua família sofreu ao longo das décadas. Não é incomum que sobrenomes sofram alterações. Quanto mais voltamos no tempo maior é a possibilidade de percebermos divergências. Isso geralmente ocorre devido à mudanças de território, já que várias questões podem influenciar no momento dos registros dessas pessoas. O sotaque é uma delas.

Mas existem sobrenomes que são mais comuns em determinadas regiões que em outras. 

© 2022 por Núcleo Origens

Logo Núcleo Origens

Encontre-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page