top of page

O que é Genealogia?

  • Foto do escritor: Gabriella Mognon
    Gabriella Mognon
  • 13 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de set. de 2024

Genealogia é a ciência que estuda as ligações familiares entre os indivíduos.

Segundo o dicionário de língua portuguesa Michaelis existem diversas definições para a palavra Genealogia:



“1 Estudo que tem por objetivo estabelecer a origem de um indivíduo, ou de uma família, determinando-lhes os ancestrais, especialmente nas linhagens nobres…


2 Série cronológica, normalmente em forma de diagrama, que apresenta a ascendência de um indivíduo ou a origem de uma família, com a indicação dos casamentos e das sucessivas gerações que o vinculam aos ancestrais.


3 POR EXT Esse conjunto formado pelos ancestrais de uma linha de filiação.


4 POR EXT Estirpe, linhagem, série de gerações.


5 FIG Série de dados que possibilitam a reconstrução da história do desenvolvimento ou estabelecimento da origem de um ramo qualquer da atividade humana; origem, procedência: Gostaria de conhecer a genealogia da emigração italiana no Brasil.


6 FILOS Investigação histórica voltada para a identificação do estabelecimento das relações de poder que geraram o conjunto das ideias, valores ou crenças em determinado período e contexto social, como, por exemplo, em A genealogia da moral (1884) de F. Nietzsche (1844-1900), obra em que a doutrina moral é investigada com base na origem da estrutura social fundada por senhores e escravos ou, mais recentemente, em Arqueologia do saber (1963), de Michel Foucault (1926-1984), em que a constituição da subjetividade pode ser entendida ao serem analisadas as raízes das estratégias de confronto entre resistência e poder ao longo da história.”


Ou seja, a genealogia é o estudo daqueles que vieram antes de você, das suas raízes, assim como a de seus sobrenomes e histórias da sua família.


Atualmente os maiores motivadores da busca por suas origens são para o recebimento de heranças deixadas por parentes sem descendentes diretos e para obtenção de dupla cidadania, onde é necessário comprovar a sua linhagem. Muito diferente do surgimento dessa ciência, que era reservada às famílias nobres.


Isso significa que os registros genealógicos mais antigos da história pertencem às famílias reais ou personagens históricos importantes. Pois, por muito tempo o estudo da linhagem esteve relacionado ao mantenimento do poder, das heranças e propriedades.


Mas com o passar dos anos, avanços e regulamentação dos registros, estudo da genética e a popularização da genealogia, tornou-se muito mais fácil descobrir os próprios antepassados e suas histórias.

Algumas fontes para estudos genealógicos são itens antigos como cartas, diários e álbuns de fotografia familiares, assim como registros civis e religiosos de uma pessoa, ou seja, registros de nascimento, casamento, morte, entre outros...


Quer aprender como fazer a pesquisa genealógica dos seus antepassados? Baixe nosso e-book gratuito!

Comments


© 2022 por Núcleo Origens

Logo Núcleo Origens

Encontre-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page